“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.”

Durante a greve geral do dia 28/04 eu vi muita troca de acusações entre pessoas que se diziam contra e de pessoas que se diziam a favor da greve, mais uma vez ficou visível uma divisão de ideias, bastante preocupação em julgar ou defender determinada posição, mas pouca abertura para dialogar.

Já faz um tempo que eu venho refletindo sobre o momento que o Brasil vem passando, um momento de grande vontade de mudança, mobilizações sociais, mas ao mesmo tempo uma crescente onde de intolerância e desrespeito por aquele que pensa diferente.

Eu confesso que me encontro perdido no meio dessa polaridade, vezes me identifico com ideias da direita e outras com ideias da esquerda. Tenho amigos que se identificam com o pensamento da esquerda e muitos amigos que se identificam com o pensamento da direita, e posso dizer que dos dois lados tem pessoas ótimas e cheias de virtudes.

Tanto na esquerda quanto na direita existem todos os tipos de pessoas, pessoas boas, solidárias, com vontade de mudar o país para um lugar melhor, assim como tem pessoas ruins, egoístas e oportunistas.

Eu pessoalmente nunca gostei de criar rótulos, acho que somos seres plurais, temos diversas opiniões e mudamos a todo o momento, não há nada de errado nisso, porém muitas vezes tentamos nos adequar a pensamentos que não são genuinamente os nossos, só para nos sentir pertencentes a um grupo ou ideologia.

Diante de toda essa bagunça que o mundo está passando eu estou cada vez mais convencido que o caminho é a união, é nos unirmos naquilo que temos em comum, afinal todo ser humano quer amar, ser amado, eu acredito que a maioria das pessoas ainda que de um jeito torto tentam fazer o que acham que é melhor.

Todos pertencemos a uma grande comunidade num lugar chamado terra, somos uma grande família, se não soubermos viver em harmonia vamos seguir a passos largos para a autodestruição. Isso não quer dizer que todos devam pensar igual, ou concordar com tudo, mas que podemos sim ser pessoas mais empáticas, que busquem tentar compreender ao outro que tenha uma opinião diferente, ou ao menos respeitar.

Tentar compreender alguém que pensa totalmente diferente da gente é um exercício difícil, mas faz muito bem, expande nossa mente e nos faz ver a diversidade como algo legal.
Foi por esse motivo que resolvi fazer esse infográfico colocando aquilo que eu acho que nos separa e aquilo que nos une, aquilo que diverge e aquilo que converge.

Eu acredito que o caminho para um lugar melhor é o caminho do meio, onde as diferenças sejam respeitadas mas que haja sempre bom senso.
Se você concorda comigo, por favor comente, compartilhe, vamos passar essa ideia adiante!
#OMundoMudaComAGente #CaminhoDoMeio

 

caminho do meio