Diminua seu lixo com atitudes incrivelmente simples!

Você já parou para pensar quanto lixo você produz diariamente?

Quantos copos descartáveis, sacolas plásticas, papéis, embalagens entre tantas outras coisas descartamos diariamente?

Em média produzimos 1,223 quilo de lixo por dia, em três anos uma única pessoa é capaz de produzir mais de uma tonelada de lixo!!! No Brasil grande parte desse lixo é descartado de forma incorreta, mais de 41% dos resíduos sólidos gerados no país tem como destino lixões e aterros controlados, o que geram grandes riscos ao meio ambiente e à saúde pública. Veja dados.

Quando jogamos determinado produto/embalagem fora, estamos descartando também inúmeros recursos naturais que foram utilizados na composição e também na produção, como água, celulose entre outros. Para se ter ideia 10 litros de água são utilizados para fazer uma simples folha de papel!!! 😱 Confira infográfico

Por essas e outras devemos ser mais responsáveis pelo lixo que produzimos.

O que podemos fazer para diminuir nosso lixo?
Essa é a parte boa, podemos fazer muuuita coisa, desde que a gente se comprometa a mudar pequenos hábitos diários… é muito fácil e não dói nada rsrs.

Segue 7 dicas realmente simples que podem ser iniciadas imediatamente:

1- Imprima se realmente for necessário, com certeza você já viu essa frase em algum lugar, mas é sempre bom reforçar,  lembre-se que junto com uma folha se vão 10 litros de água que foram utilizados na sua produção, isso sem contar com a meteria prima, acho que agora você vai pensar duas vezes não é mesmo?
Uma sugestão para reaproveitar as folhas de papel é criar um bloco de rascunho com as folhas que já foram utilizadas, desde que estas estejam impressas em apenas um dos lados, desta forma você pode reaproveitar o lado limpo da folha para fazer anotações pessoais ou usar de rascunho por exemplo.

2- Evite pegar a sua via do cartão em compras, esses papeizinhos acabam enchendo nossa carteira e no final vão para o lixo sem ter nenhuma utilidade, a não ser nos irritar. Hoje todos os bancos exibem todo o extrato do cartão a qualquer momento, portanto solicite sua via quando for realmente necessário. Você também pode cancelar o extrato que o banco manda para sua casa via correio, opte por receber seu extrato via e-mail, além de ecológico é muito mais prático não?! ; )

3-  Substitua Sacolas por Ecobags, a sacola de plástico é uma verdadeira praga para o meio ambiente! Seu plástico é derivado do petróleo, substância não renovável e sua degradação no ambiente pode levar séculos!!! Essa praguinha é responsável por quase 10% do lixo só no Brasil! O pior de tudo é que muitas dessas sacolas vão para os oceanos causando morte e desequilíbrio por onde passam.

Só o fato de você substituir sacolinhas plasticas por ecobags para carregar sua compra já é um GRANDE FAVOR que faz para o meio ambiente. Portanto tenha uma ECOBAG sempre por perto, você nunca sabe quando vai precisar.
Para você que utiliza as sacolinhas plásticas para colocar no cesto de lixo, vai uma dica bacana, sacolinha feita de jornal . clique aqui para ver vídeo.

como substituir sacola de plástico

 

4- Substitua os copinhos descartáveis por uma caneca, com essa simples mudança de hábito você evita o desperdício de milhares de copos em um ano. Fe Cortez idealizadora do projeto Menos 1 Lixo mostrou que com um copo de bolso criado para ser utilizado a toda hora em qualquer lugar conseguiu poupar 1.618 copinhos. Assista vídeo abaixo para saber mais sobre o projeto.

 

5- Utilize apenas 1 papel toalha para secar as mãos, sim isso é possível…  lave as mãos, sacuda bem e depois as seque, você verá que apenas um papel é mais que suficiente para deixar as mãos sequinhas… não acredita? Veja a prova no vídeo abaixo =P … eu fui um pouco mais radical neste item, pois enxugo minhas mãos em minha própria roupa, entendo que essa ideia não agradará a todos hehe… mas fica mais essa sugestão.

 

 

6- Recicle: na correria do dia a dia acabamos misturando lixo orgânico com lixo seco e acabamos desperdiçando uma quantidade enorme de materiais que poderiam ser reaproveitados, mas se a gente se planejar para gerenciar melhor nosso lixo podemos evitar o desperdício.
Vai dar uma festa ou churrasco com muita comida e bebida? Lembre-se de organizar o lixo antes de começar a festa, separe um espaço para lixo reciclável e outro para o lixo descartável, para depositar o lixo você pode utilizar caixas, latões ou grandes sacolas, desde que estejam bem sinalizados… o pessoal começa a beber e se atrapalha um pouco, sabe como é né? hehehe.
Depois de separar o lixo reciclável é preciso verificar se passa alguma coleta especial em seu bairro ou se existe algum ponto fixo próximo de você  para a coleta. 

 

7- Diminua o número de embalagens, existem “N” formas de você reduzir o número de embalagens.
Comprar produtos concentrados é uma opção interessante pois esses produtos podem ser armazenados em embalagens muito menores em comparação a um produto já diluído. Sempre que possível opte por embalagens reaproveitáveis como embalagem refil ou retornáveis por exemplo, desTa forma você não estará criando mais lixo.
Outra ótima opção é comprar produtos naturais ao invés de produtos processados e embalados, além de ser muuuito mais saudáveis o número de lixo cai drasticamente… o vídeo abaixo ilustra isso muito bem, confira!

Essas foram apenas algumas sugestões muito simples para você diminuir seu lixo, eu venho praticando algumas dessas dicas e confesso que estou bem satisfeito com o resultado. O mais importante é termos em mente que os recursos que a terra nos proporciona um dia podem acabar, além de pensar no impacto negativo que nosso lixo causa ao meio ambiente, se cada um fizer sua parte, ainda que seja pequena, ao final vamos fazer uma grande diferença no mundo.

Com atitudes simples podemos acabar com a cultura do desperdício que vivemos hoje e desenharmos juntos um futuro melhor.

Eu desafio você para diminuir seu lixo, você topa?

 

Confira outras outras dicas para reduzir seu lixo.

Veja também exemplo de jovem que não produz lixo há 2 anos

2 Comments

  1. NOEMIE NELLY NAHUM

    25 de março de 2016 at 1:25 pm

    É verdade! O mundo muda com a gente. Também eu mudo com o mundo. Um mundo melhor, uma vida melhor, uma saúde melhor, física e mental!
    O lixo é um entre outros grandes problemas no nosso planeta terra! Quando cuido de meu lixo, estou na verdade cuidando de nosso planeta. A melhor opção – MENOS LIXO.

    • matheusdesign

      13 de junho de 2016 at 8:19 pm

      Com certeza Nelly, a produção de lixo é uma das maiores preocupações para a preservação do nosso planeta, mas acredito que podemos criar soluções para aproveitar nosso lixo de “N” formas, além de criar embalagens ecológicas com menos impacto ambiental, aliás esse já é um caminho que estamos trilhando, porém há muito o que ser feito e com urgência!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*