O mundo precisa que você aja

“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.” (Albert Einstein, 1945)

Essa frase pode parecer um pouco pessimista mas acredito que a intenção de Albert Einstein era fazer um convite para aqueles que acreditam em um mundo melhor.

Concordo com nosso amigo Einstein e ainda reitero:
“Sua boa vontade, suas intenções, suas orações e até sua revolta são importantes, mas de nada adiantam se não se transformarem em ação.”
(frase de minha autoria =D )

De nada adiante eu ir à igreja todos os domingos se eu não pratico o bem, o respeito e o amor.

De nada adianta minha revolta contra a corrupção se eu não ajo de maneira justa no dia a dia.

De nada adianta eu reclamar se não faço nada efetivamente para mudar.

Nos enganamos ao achar que mentalizar algo é suficiente para mudar determinada situação, isso até faz parte do processo de mudança mas é apenas o começo e não deve parar por aí, o mundo precisa de muito mais do que nossas intenções.

Quando esperamos que as coisas melhorem sem nada fazer acabamos por nos decepcionar, esperamos um presidente que vai resolver todos os problemas do país, esperamos um juiz que vai colocar todos os bandidos na cadeia, sonhamos com um herói que vai salvar o mundo… e no final sempre nos frustramos.

Mas você já pensou que a pessoa que o mundo precisa pode ser você?
Isso mesmo você! O mundo certamente precisa das suas qualidades.

Você até pode utilizar suas habilidades no trabalho para garantir o seu ganha pão e isso é muito bom, porém você já pensou em fazer algo além, algo com um propósito maior?

Muitas vezes não fazemos nada por achar que nossas ações são muito pequenas diante de tanta coisa errada, olhando por essa ótica é realmente desanimador. Porém nossos atos tem muito mais poder do que imaginamos, uma boa ação pode inspirar outra pessoa a fazer uma boa ação, que vai inspirar outras pessoas e dessa forma gerando um circulo benéfico que pode voltar até você.

O mal existe e é inevitável mas ele pode ser combatido com o bem, que na minha opinião tem muito mais força!

O mais legal de tudo  é que fazer o bem faz um bem danado!

Quando eu passei a reclamar menos e fazer mais a minha vida ficou bem melhor, sério! Parece que cada projeto que eu ajudo seja doando algo, ou com trabalhos voluntários a sensação que me dá é de realização.

Quando faço algo pelo o que eu acredito eu passo a acreditar mais na mudança por eu entender que eu faço parte dela. Agora se eu só reclamo eu acabo ficando com a sensação de que nada será feito e que eu vou ser sempre vítima da sociedade.

Se você também acredita no poder da mudança e acha que pode fazer a diferença no mundo saiba que você não está sozinho, vou dar algumas ideias e sugestões bem simples do que fazer para seguir seus propósitos.

1- Antes de mais nada, pense no todo
Por melhor que seja sua intenção ou seus objetivos de vida, nunca deixe de pensar no todo, me refiro as outras pessoas, ao meio ambiente e no mundo como um todo. Um conselho muito importante é praticar a empatia, colocar-se no lugar do outro é a chave para se ter respeito, essa atitude já é 99% para vivermos em um mundo melhor!

2- Primeiro faça o bem pra você mesmo
Fazer o bem faz bem, mas para fazer o bem é preciso estar bem. Então comece fazendo o bem para você, faça mais daquilo que você ama e ame mais aquilo que faz. Isso não é egoísmo pelo contrário, sendo uma pessoa mais feliz e grata certamente você irá querer fazer mais coisas boas.

3- Evite impor suas ideias
Falar sobre aquilo que você acredita que pode melhorar e discutir formas de solucionar um problema é algo muito positivo, porém é importante saber dialogar sempre, nada de impor sua versão como se fosse a verdade absoluta, saber ouvir opiniões diferentes da sua é um tanto quanto difícil (eu até hoje estou esforçando pra isso rsrs) mas isso é fundamental para construir soluções inteligentes.

4- Aja pela esperança e não pelo medo
Na sociedade que vivemos somos condicionados a agir pelo medo. “Toda vez que agimos pelo medo começamos a esconder os nossos talentos ao invés de multiplicá-los.” – Eduardo Nunes

Quando agimos pela esperança conseguimos visualizar um horizonte bem melhor, onde boas ideias não são censuradas, onde as coisas podem acontecer como desejamos, e quando agimos dessa forma as coisas realmente acontecem como desejamos. =D

5- Não fale, dê exemplos
Uma boa ação vale mais do que mil palavras, então antes de reclamar de alguma coisa procure uma forma de ajudar a melhorar determinada situação, por exemplo: Eu não aguento a situação da saúde pública, nesse caso posso ajudar algum projeto ou instituição que precisa do meu apoio.

6- Comece agora com aquilo que está ao seu alcance.
Acredito que no fundo todos queremos ajudar de alguma forma mas temos dificuldade de começar porque querermos fazer tudo, abraçar o mundo. Por isso meu conselho aqui é: comece hoje com aquilo que está ao seu alcance, você pode por exemplo separar o lixo reciclável em sua casa. confira post sobre como reduzir seu lixo.

7 – Não espere tudo dos políticos.
Nossos impostos são altíssimos e nossos serviços são péssimos, devemos cobrar por aquilo que nos é de direito. Mas a solução de todos os problemas não está na mão dos políticos e do poder público, nem que eles quisessem. Nós como cidadãos podemos fazer muito pelo país, podemos ser motoristas mais conscientes, podemos parar de jogar lixo nas ruas e nos rios, podemos ajudar mais em nosso bairro, participar mais de problemas do município entre muitas outras coisas.

8 – Você não está sozinho
Acredite, seu sonho não é só seu, certamente muitas pessoas tem os mesmos sonhos que você porém só precisam unir forças. Existem milhares de ações e projetos com os mais diferentes propósitos, alguns que ainda estão no papel e outros que estão funcionando a todo vapor, certamente existe um projeto que esteja precisando muito do seu apoio. Caso ainda não exista nenhum projeto ou ação que esteja alinhado com  seu propósito, essa é uma oportunidade para você começar o seu próprio projeto, (tá aí um assunto para um próximo post.)

9 – Acredite no seu poder de mudança
Tudo isso que eu escrevi não adianta de nada se nós não acreditarmos que somos capazes de mudar o mundo para melhor.

“Ao fazer o bem, não espere que as pessoas retribuam ou façam igual. Mas espere que um dia quando você menos esperar o bem volte pra você, pois assim é a vida… aqui se faz, aqui se recebe.”

E você, que conselho daria para fazer desse mundo um lugar melhor? Deixe seu comentário!
Se você gostou não deixe de curtir e ou compartilhar.

2 Comments

  1. Luciane Aparecida Espíndola

    8 de julho de 2016 at 9:59 am

    Matheus é tudo o w nós seres humanidade precisamos. Urgente!!!

  2. Mais uma vez um ótimo texto para refletir! Fazer o bem realmente traz uma sensação boa de gratidão de que fazemos parte do universo, e a vida é isso, é ser útil como um todo, entender que todos são muito importante para o universo. E um ponto que acredito ser muito importante é a gentileza, muitas vezes um bom dia que você dá para alguém pode fazer a diferença, além de fazer bem para si próprio tb. Obrigada pelo texto muito bom! :)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*